Casa do Administrator

Ca1 Ca2 Ca3 Ca4

Vila Medieval de Ourém

Ch1 Ch2 Ch3 Ch5 Ch6

video

Igrejas e Santuários

Santuário de Fátima

Localização: Fátima, Cova da Iria

Data de construção: séc. XX

Descrição: Palco das aparições de N.ª Sr.ª a três pequenos pastores, a Cova da Iria tornou-se o local de culto religioso que acolhe anualmente milhões de peregrinos e turistas do mundo inteiro.

O conjunto do Santuário de Fátima é composto nomeadamente por Capelinha das Aparições, Basílica, Capela de Lausperene, Azinheira Grande, Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, e excerto do Muro de Berlim.

Basílica

Data de construção: Início em 1928 e aclamada em 1954 por Pio XII

Descrição: A basílica de N.ª Sr.ª do Rosário foi edificada sobretudo com calcário branco extraído do maciço estremenho e exibe peças das oficinas do Vaticano.

Igreja da Santíssima Trindade

Localização: Fátima, Cova da Iria

Data de construção: 2007

Descrição: Obra do Arquiteto greco-ortodoxo Alexandros Tombazis, a nova igreja tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, combina a luz e a tecnologia, procurando respeitar a atmosfera de Fátima.

Igreja paroquial de Fátima

Localização: Fátima

Data de construção: 1918

Descrição: Este templo dedicado a Santo António foi construído sobre os alicerces de outro mais antigo. Conserva um silhar de azulejos seiscentistas, duas esculturas em pedra do séc. 16 e, à entrada, do lado direito, figura a pia batismal onde foram batizados os videntes das aparições.

Santuário de Nossa Senhora da Ortiga

Localização: Fátima, Ortiga

Data de construção: Séc. XVI.

Descrição: Tem fachada principal com galilé; remate em empena com pequena sineira no cunhal direito. A capela-mor tem retábulo em pedra. A 14 de Agosto de 1801 a ermida foi convertida em Santuário Mariano por bula do Papa Pio VII.

A romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga é feita anualmente, no primeiro domingo de Julho.

Igreja antiga de Olival (IIP)

Localização: Olival

Data de construção: Séc XIV

Descrição: O templo tem como orago Nossa Senhora da Purificação. Crê-se que tenha sido fundado entre 1210 e 1211, com o assentimento de D. Sancho I e de D. Soeiro II. A estrutura atual data do séc. XIV e foi intervencionada nos séculos XVII, XVIII, XIX e XXI.

A capela-mor exibe um retábulo em talha dourada. O seu acervo congrega ainda azulejos barrocos e uma rica imaginária.

Igreja Paroquial de Seiça

Localização: Sede da freguesia de Seiça

Data de construção: Séc XIII (o templo primitivo)

À ermida de St.ª Maria de Seiça associa-se, talvez no imaginário coletivo, a presença do Condestável Nuno Álvares Pereira em 1385, apelando à vitória da batalha de Aljubarrota, sendo que regressaria ao local em gesto de agradecimento pelos resultados alcançados.

Está em... Início Arrow PATRIMÓNIOS Arrow Património Arquitectónico Arrow Templos Religiosos Arrow Igrejas e Santuários