Centro Histórico de Ourém
O burgo amuralhado de Ourém, outrora conhecido por Abdegas, inscreve-se numa zona central e estratégica do país, cuja posição topográfica se revelou favorável a uma orientação defensiva-militar.
Ocupado desde a Pré-História, destaca-se-lhe o séc. 15 como tempo de maior esplendor, graças à ação cosmopolita de D. Afonso, o 4.º Conde de Ourém.
O terramoto de 1755 abalou fortemente o povoado. Mas subsistem vestígios de períodos anteriores, cuja riqueza tipológica confirma a importância desta vila na época medieval.
Castelo de Ourém (Monumento Nacional)
Data de construção: Indeterminada
Descrição: Erguido no ponto mais alto do morro, a cerca de 330 m. de altitude. Desconhece-se a data precisa da sua fundação, mas sabe-se que já existia no séc. XII, e no recinto foram identificados vestígios do Calcolítico e das Idades do Bronze e do Ferro.
Paço dos Condes de Ourém (Monumento Nacional)
Data de construção: séc. XV
Descrição: Monumento erguido pelo 4.º Conde de Ourém, para nele instalar a sua residência oficial. Considerado modelo ímpar no País, este monumento nacional é uma excelente demonstração de poder militar, poder económico e de poder simbólico à época. Este conjunto é composto por uma torre central, com fins residenciais, e por dois torreões defensivos, situados mais a sul.
Cadeia
Data de construção: anterior a 1755, supondo-se remontar ao séc. XVII.
Descrição: O edifício voltado a sul acolhe a Ucharia do Conde, que promove a cultura gastronómica e vitivinícola do concelho. O edifício a norte funciona como galeria de exposições de artesanato e de artes, também de produção local.
Antiga Casa da Câmara
Data de construção: Supõe-se do séc. XV.
Descrição: Funcionaram aqui os Paços do Concelho até 1841, data em que a sede de concelho foi transferida para Vila Nova de Ourém.
Atualmente no rés do chão funciona a Galeria Municipal (com exposições de artes e artesanato) e no 1.º piso a sede da Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª das Misericórdias.
Pelourinho
Data de construção: Supõe-se que remonte aos finais do séc. XV.
Descrição: Único no município de Ourém, este pelourinho é uma marca representativa dos foros municipais da vila. É um pelourinho de pinha, com fuste marcado a meia altura por três molduras. Tem nele inscrito o escudo das armas oficiais da vila de Ourém, esculpido com a data de 1620.
Antiga Colegiada / Igreja matriz de Ourém
Data de construção: séc. XVIII
Descrição: A construção da Colegiada de Santa Maria da Misericórdias teve início em 1453, no local onde antes estava a Igreja de St.ª Maria de Ourém. Esta foi uma das maiores e mais antigas Colegiadas fundadas pela ação eclesiástica da Casa Ducal de Bragança. O terramoto de 1755 deitou o templo por terra, deixando apenas ilesa a cripta, que está alojada no piso inferior. Por ordem de D. José I. o edifício atual foi reconstruído em 1766, mas já sob um estilo pombalino.
Cripta e Túmulo do 4.º Conde de Ourém
Data de construção: Séc. XV
Descrição: A Cripta ou Capela do Marquês foi fundada no séc. XV. É exemplar único dentro da arquitetura gótica. Aloja o túmulo do 4.º Conde de Ourém, que morrendo em 1460, foi transladado em 1487 para esta arca tumular.
O túmulo, em pedra branca, é ornado com brasões e mais motivos em relevo, destacando-se a estátua jacente. O rosto do Conde é considerado um dos mais bem esculpidos em Portugal antes do Renascimento.
Capela de N.ª Sr.ª da Conceição
Data de construção: Séc. XVII
Descrição: Este imóvel da arquitetura neoclássica foi fundado pelo Cónego António Henriques em 1642, sendo então designada por ermida do Espírito Santo. A fachada principal é forrada com azulejos do séc. XVII.